Ganância hoteleira pode destruir a COP30 na Amazônia

A ganância está acabando com a maior conferência climática para salvar o Mundo. Em Belém, hotéis estão cobrando até 7 mil reais por uma diária que custava 70 reais. Países inteiros estão se recusando a participar da COP 30 por causa desses preços absurdos.

Imaginem a ironia. Um evento criado para salvar o mundo do capitalismo desenfreado está sendo destruído pelo próprio capitalismo. Delegações de países como Belize e Maldivas, nações que podem desaparecer com as mudanças climáticas, não conseguem pagar para participar das negociações que podem salvar seus territórios.

A história nos ensina que quando a ganância supera o bom senso, todos perdem. Desde 1995, as conferências climáticas reúnem 195 países para encontrar soluções globais. Mas agora, pela primeira vez, o dinheiro pode silenciar as vozes mais importantes.

Estudos científicos mostram que países em desenvolvimento, que menos contribuem para as mudanças climáticas, são os mais afetados pelos impactos. Segundo pesquisa da SciELO, as alterações climáticas reduzem significativamente o nível de renda na América Latina, criando um ciclo vicioso de vulnerabilidade.

Dados históricos revelam que nas COPs anteriores, os custos de hospedagem ficavam em torno de 100 dólares por noite. Agora, em Belém, alguns estabelecimentos cobram mais de 700 dólares, um aumento de 600%. O Hotel Nota 10 virou Hotel COP 30 e aumentou sua diária em 2.878%.

A Organização das Nações Unidas alerta que sem a participação de todos os países, especialmente os mais vulneráveis, as decisões tomadas na COP 30 perderão legitimidade. Como podemos falar em justiça climática excluindo quem mais precisa de proteção?

Se você acredita que o futuro do planeta vale mais que lucros exorbitantes, se inscreva no canal e compartilhe esta reflexão. Porque quando a ganância vence, todos nós perdemos.

A pergunta que fica é: vamos permitir que interesses econômicos destruam nossa última chance de salvar o clima? O tempo para agir com consciência está se esgotando. E você, o que vai fazer para que a voz da razão seja mais forte que o barulho do dinheiro?

Fontes:

[G1] (2025). "Presidente da COP30 diz que países pediram retirada do evento de Belém por preços 'extorsivos' em hotéis". https://g1.globo.com/meio-ambiente/cop-30/noticia/2025/07/31/alto-preco-de-diarias-em-hoteis-atrapalha-e-paises-pedem-cop-fora-de-belem-diz-presidente-da-conferencia.ghtml

[SciELO Brasil] (2024). "Impacto das mudanças climáticas sobre o nível de renda na América Latina". https://www.scielo.br/j/resr/a/y8h4LSFSYnjhgt6rWkkkBYn/

[Nações Unidas Brasil] (2024). "O que são as mudanças climáticas?". https://brasil.un.org/pt-br/175180-o-que-são-mudanças-climáticas

Previous
Previous

Comprar casa no Brasil é impossível? Ricos inflaram preços em 200% e você paga a conta!

Next
Next

Poder militar dos EUA é 100 vezes maior que o da Venezuela, segundo dados oficiais